Seminário Institucional resgata parte da história do CEAT

05.08.GaleriaNo ano em que completa 125 anos, o CEAT está realizando diversas ações para resgatar a história do colégio e reconhecer o quão importante ela é para os resultados atuais e futuros. Neste sábado, 05 de agosto, os colaboradores de ambas as unidades se reuniram no Teatro CEAT para a 11ª edição do Seminário Institucional.
Durante o evento, o CEAT inaugurou uma galeria de fotos dos presidentes do Conselho Administrativo. Os quadros foram descerrados pelo atual presidente, Huberto Kirchheim, por seis ex-presidentes e pelos familiares dos demais cinco. Posteriormente, as fotos foram fixadas na parede da Sala de Reuniões do colégio. De acordo com o diretor geral, Rodrigo Ulrich, este é um reconhecimento à representatividade destas pessoas que construíram de forma voluntária parte da história do colégio e de sua importância na aprovação e concretização de muitos avanços. Kirchheim, que é pastor emérito da IECLB e ex-pastor presidente, disse sentir-se gratificado por poder contribuir com a educação e por ter tido a oportunidade de desempenhar duas atividades ao longo de sua vida: ser pastor e ser professor. Falando sobre as raízes da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, ele lembra que a educação sempre foi um pilar fundamental pregado por Martin Luther.
05.08LivroO Seminário Institucional também foi palco para o relançamento do livro “70 Anos do Ensino Privado”, escrito pelo professor Armindo Frederico Haetinger. A obra, que fala do período entre 1892 e 1962 contem o texto original e depoimentos de colegas do autor, falecido em 1998. Durante a cerimônia, os colaboradores do CEAT ouviram uma gravação feita no aniversário de 80 anos do professor, na qual ele fala de seu amor pelo colégio, onde esteve presente em 42 dos seus 45 anos de magistério. O lançamento contou com a presença de cinco dos seis filhos de Haetinger. Eles fizeram a entrega dos exemplares reeditados aos colegas do pai que escreveram os depoimentos que estão na nova edição. A filha Andrea Haetinger lembrou que o livro é uma maneira de seu pai ser inesquecível e destacou que com a reedição a escola se mostra comprometida com a história da educação. A ex-aluna do professor Haetinger e professora do CEAT, Karina Azambuja, conta que o momento emocionante a fez lembrar do amor e do orgulho do professor pela escola. Ela destaca que a forma como ele conduzia as aulas e cativava os alunos é inesquecível. Já a presidente da Comunidade Evangélica e ex-professora, Renate Schreiner, escritora de um dos depoimentos no livro, conta que o relançamento é uma maneira de relembrar um passado em que ela esteve presente. Ela diz que vê o colégio em um bom caminho, resgatando o passado e as bases deixadas pelos profissionais que aqui estiveram para construir o seu presente e o seu futuro.
05.08SeminariodeLeituraDurante a segunda parte do evento, os colaboradores participaram de um seminário de leitura, quando, divididos em 13 grupos, debateram questões relacionados aos seis livros lidos previamente para o evento. Ao final, as sínteses de todos os debates foram compartilhadas com todos os participantes.
Além disso, durante o 11º Seminário Institucional ocorreu o lançamento da Campanha de Matrículas 2018, que será divulgada na mídia nas próximas semanas, e a inauguração da exposição de pinturas de Lucas Cranach, pintor renascentista germânico contemporâneo a Martin Luther. A exposição é alusiva aos 500 anos da Reforma Luterana, comemorados em 2017.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.