Proficiências: Alunos têm oportunidade de reconhecimento internacional

O CEAT preza pela vigência de um currículo que viabilize a formação integral dos alunos e, sempre que possível, busca validações externas que referendem o ensino e entreguem ainda mais oportunidades aos estudantes. Exemplos disso são as proficiências em Língua Inglesa e Alemã que dão acesso a certificações internacionais. O CEAT é a segunda escola do Rio Grande do Sul a incluir no currículo obrigatório os exames referendados pela Universidade de Cambridge e uma das sete escolas do Sul do Brasil autorizadas pelo Governo Alemão para a aplicação dos exames DSD.
Nesta semana, os estudantes fizeram as provas escritas e orais de Língua Inglesa do nível A2 ao C1, aplicadas por professores externos autorizados pela universidade inglesa. Até chegar ao dia da proficiência, os alunos vivem uma jornada de aprendizado que inicia ainda na Educação Infantil. Ao longo da trajetória escolar, eles vão desenvolvendo a compreensão auditiva, a oralidade, a leitura e a escrita. Os níveis das provas vão sendo aplicados de acordo com a faixa etária e o conhecimento de cada estudante.
O mesmo acontece com a Língua Alemã. Desde agosto, os alunos vêm realizando as provas dos diferentes níveis. Nesta semana, acontecem os exames A1 e A2. Recentemente, o CEAT obteve autorização do Governo Alemão para o nível C1, o mais alto em alemão como língua estrangeira para a Educação Básica no mundo. Esta aplicação começará a acontecer em 2024. As provas aplicadas nesta semana envolveram alunos da 5ª série do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio.
A identidade do CEAT está diretamente ligada ao ensino de idiomas, valorizando esta área do conhecimento desde a sua fundação, há 131 anos. O conhecimento incentiva oportunidades no exterior, como o ingresso a universidades, o acesso ao mundo do trabalho e a facilidade nas relações interpessoais com pessoas de todo o mundo.
Para que oportunidades como estas aconteçam, a equipe do CEAT está constantemente envolvida na estruturação e sustentação do Programa de Internacionalização, presente no Planejamento Institucional do CEAT. A carga horária desde a Educação Infantil está estruturada e organizada segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, oportunizando que os alunos alcancem o nível intermediário ao final do Ensino Fundamental. Nas Séries Finais, a carga horária em Língua Alemã e Inglesa é igual a de Língua Portuguesa e as turmas são divididas a partir da 7ª série, incentivando momentos de conversação e trocas com foco nas proficiências. Além disso, os professores têm qualificação e chancela para esta preparação.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

Incentivar o desenvolvimento da liderança é uma das ações transversais desenvolvidas durante a trajetória escolar, perpassando diferentes abordagens, componentes

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.