Atento ao cotidiano dos adolescentes e preocupado com as consequências do consumo precoce do álcool, o CEAT promoveu nesta quinta-feira, dia 08 de junho, a palestra “Adolescência e Álcool: o que esperar dessa combinação?”, com o neuropediatra Dr. Cristiano Freire. O evento reuniu pais e alunos da 8ª série do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio.
O palestrante destacou a importância de abordar o tema, uma vez que é considerado um problema de saúde pública, e parabenizou o colégio pela iniciativa. Em sua fala, Freire pontuou as características da adolescência e esclareceu as consequências biológicas e sociais para o uso de bebidas alcoólicas e drogas durante este período da vida, uma vez que podem causar alterações no sistema nervoso, danos cerebrais e cognitivos e uma série de doenças, além de ser fator potencializador para o risco de acidentes, assassinatos, suicídios e gravidez precoce.
Existem milhares de artigos médicos relacionando o tema adolescência e álcool que, segundo o neuropediatra, reforçam a importância da escola não se omitir ao fato e alertar os alunos, promovendo uma readequação de conceitos sociais que consideram normal o uso do álcool em comemorações e para melhorar a comunicação, além da facilidade na compra. Ele lembra que os pais devem ser exemplos e permanecerem atentos aos grupos que seus filhos convivem, pois o adolescente tende a fazer o que os demais fazem. Ao mesmo tempo, devem respeitar a autonomia e a independência.
O diretor gral do CEAT, Rodrigo Ulrich, ressalta que, do ponto de vista dos profissionais da educação, é importante a conscientização e a sensibilização para o tema, uma vez que a escola preparara seus alunos para a sociedade. Eventos como esse podem desencadear mudanças e encorajar lideranças positivas entre os estudantes.
Para o promotor de Justiça de Lajeado, Neidemar Fachinetto, que é pai de um ex-aluno e de uma aluna do colégio, a palestra é uma forma de inserir e posicionar a escola em relação a temas que fazem parte do cotidiano dos estudantes e ultrapassar o ensino dos conteúdos tradicionais de sala de aula. Ele, que também coordena o programa Vida + Viva, sem álcool, destaca que oferecer as informações certas é uma maneira de proteger e conscientizar os adolescentes.
Dr. Cristiano Freire – Graduado em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1999). Pós graduado em Transtornos do desenvolvimento infantil. Eletroencefalografista e responsável técnico pelo Instituto do Sono e Neurofisiologia (Insone) e do serviço de eletroencefalografia de Santa Cruz do Sul. Neuropediatra no ambulatório de ensino da Unisc, na APAE de Lajeado, no Hospital Santa Cruz e Ana Nery e no Cisvale. Neuropediatra clínico, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizado, dificuldade escolar, autismo, tdah, epilepsia, alteração de comportamento, atrasos no desenvolvimento.