O colar da perdição

IgorPainAutor: Igor Paim
Turma: 3ª série do Ensino Médio
Unidade: Região Alta
Professora: Flávia Zanatta

    O conto “O colar”, escrito pelo genial Guy de Maupassant, autor de obras como “Pensão Tellier” e “O Horla”, é uma verdadeira obra-prima realista. O leitor é introduzido à França de 1884, na época dos grandes bailes e da monarquia. A protagonista é Mathilde, uma jovem de classe média que sonha em viver uma vida de nobreza, mas que, ao sofrer constantemente por não ter acesso a essa realidade, acaba envolvendo o marido em seu drama pessoal e exagerado.
    O marido é funcionário público e faz de tudo para agradar-lhe, mas ela só esnoba o coitado. Tudo muda quando recebem um convite para um baile. Todo o dinheiro que o marido havia poupado é gasto na compra de um vestido, mas nem isso a satisfaz, e Mathilde pede um deslumbrante colar de diamantes emprestado para sua amiga.
    A festa é um sucesso total, todos a cortejam e querem tirá-la para dançar, mas o clímax ocorre quando ela finalmente chega em casa e percebe que havia perdido o precioso colar. Começa então uma busca incansável pela joia e por maneiras de resolver o problema. A história acaba tendo uma reviravolta surpreendente, e o desfecho deixa qualquer um atônito e surpreso.
    Guy cria as situações-problema com maestria, e envolve o leitor nos dramas de cada personagem, seja a repulsa pelo comportamento mimado e ambicioso de Mathilde, ou a posterior pena pelo sofrimento por que passa, até o choque com o plot twist no final.
O conto é condensado de maneira satisfatória, a ponto de não se tornar cansativo, e mesmo o salto temporal que acontece na obra ocorre de maneira sutil. O autor traz um debate sobre a ganância e a ignorância, que cabe tanto à sociedade do século XIX como à do XXI.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.