Projeto sobre Rodas de Conversa do CEAT é selecionado para congresso internacional

Ações voltadas ao desenvolvimento socioemocional dos alunos são realizadas com frequência no CEAT e integram o Programa de Competências Socioemocionais. Uma das propostas já consolidadas no dia a dia dos estudantes são as Rodas de Conversa. A iniciativa, coordenada pelo setor de Orientação Educacional e realizada em parceria com os professores, será apresentada no Behavior and Emotions Congress. O evento internacional, que acontecerá de 07 a 10 de junho, em Florianópolis, vem ao encontro do Planejamento Institucional do CEAT que prevê a promoção da produção de conteúdos e pesquisa.
As Rodas de Conversa são momentos de compartilhamento, vinculação e acolhimento, possibilitando o exercício da empatia, do pensamento crítico, da expressão emocional e da autorreflexão. A prática acontece no CEAT desde 2020 e envolve as turmas das Séries Finais e do Ensino Médio. A atividade é liderada pelos orientadores educacionais Victor Wiskow Kruger, Laura Oppermann Elter e Denise Polonio e conta com o apoio dos professores na identificação dos temas pertinentes para cada turma e no acompanhamento da proposta. Os objetivos são de reduzir o estresse, desenvolver a capacidade de lidar com conflitos, a habilidade de comunicação, ampliar os níveis de aprendizagem e a qualidade das interações.
Para o projeto “Cérebro e bem-estar na escola: as contribuições das Rodas de Conversa no neurodesenvolvimento” foi utilizado método qualitativo observacional e relato dos pais, professores e alunos, com um recorte aproximado de 730 alunos. O grupo demonstrou redução significativa dos conflitos no espaço escolar, ampliação da empatia e valida a criação de um método de segurança para expressão das emoções, percepções e necessidades dos alunos, além de promover autocrítica e engajamento de turma, com sentido de pertencimento ao espaço de convivência escolar. A pesquisa concluiu que os resultados contribuem para a ampliação das habilidades cognitivas e psicossociais das crianças e dos adolescentes.
No mesmo sentido das Rodas de Conversa, o CEAT realiza também as Assembleias de Turma e os Círculos de Construção de Paz, promovendo espaços de escuta e diálogo entre os alunos. Além disso, o colégio incentiva a formação de seus colaboradores como facilitadores dos Círculos de Construção de Paz. Recentemente, também foram abertos espaços de diálogo e escuta para os pais, que podem participar de um ou mais Círculos nos meses de maio, junho e julho. As inscrições podem ser feitas em: linktr.ee/circulosceat.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

Incentivar o desenvolvimento da liderança é uma das ações transversais desenvolvidas durante a trajetória escolar, perpassando diferentes abordagens, componentes

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.