Liderança é competência incentivada e desenvolvida na escola

A liderança é uma das competências presentes e incentivadas pelo CEAT de diversas formas ao longo da trajetória de cada um na Educação Básica. A escola é um ambiente plural e favorável para que esta habilidade se desenvolva. Isso acontece desde a Educação Infantil, quando todos têm a oportunidade de serem ajudantes da turma.
Neste sentido, o Grêmio Estudantil Alberto Torres – GEAT é a representação dos alunos de maior influência, inclusive, muitas vezes atuando e acompanhando decisões institucionais. Historicamente, tamanha é a importância da liderança estudantil para o CEAT que ainda em 1943 a representação foi criada. Em 2023, comemorando 80 anos, o GEAT é responsável por ações culturais, cívicas, desportivas e sociais, além de oferecer um espaço de convivência, de criação, de aprendizagem, de responsabilidade e de promoção da liderança e da cidadania.
Anualmente, acontecem as eleições e neste ano duas chapas se inscreveram para a gestão 2024. Antes da votação, as turmas da 6ª série do Ensino Fundamental a 2ª série do Ensino Médio assistiram ao debate entre os grupos, esclarecendo dúvidas e podendo comparar as propostas. Nesta semana, aconteceu a divulgação do resultado, sendo eleita a chapa 2, sob a presidência de Pedro Maciel Mayerle. O processo de eleição e as atividades realizadas ao longo deste ano foram acompanhados pelas professoras conselheiras do GEAT, Ângela Lenz e Cibele da Rosa.
Outra importante iniciativa é o Projeto Líderes de Turma, realizado a partir da 5ª série. A proposta possibilita a escolha de diferentes perfis de líder, vice-líder e tesoureiro e incentiva que os alunos se reconheçam e sejam reconhecidos pelos colegas. Também, promove o fortalecimento das competências já desenvolvidas e instiga novas habilidades. A eleição ocorre a partir de dinâmicas pensadas de acordo com o ano escolar dos estudantes e o evento de posse destaca a importância desta proposta e daqueles que assumem a liderança das turmas.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

Incentivar o desenvolvimento da liderança é uma das ações transversais desenvolvidas durante a trajetória escolar, perpassando diferentes abordagens, componentes

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.