Internacionalização: Projeto do CEAT oportuniza a proficiência em dois idiomas e o contato com novas culturas

A identidade do CEAT está diretamente ligada ao ensino de idiomas. A língua alemã está presente desde a fundação da escola e a língua inglesa é lecionada há quase 90 anos. Ao longo do tempo, as iniciativas envolvendo o ensino e também a interação com outras culturas cresceram e se consolidaram no Projeto Pedagógico do colégio. Hoje, em algum momento da trajetória escolar, todos os alunos do CEAT prestam provas de proficiência em ambos os idiomas e também têm a oportunidade de participar de intercâmbios ou receber intercambistas em suas casas. Até chegarem os intercâmbios e as proficiências, muitas outras vivências são oferecidas aos estudantes ao longo dos anos.
Recentemente, as turmas da 8ª série do Ensino Fundamental a 2ª série do Ensino Médio conheceram as propostas de intercâmbio para a Inglaterra e a Alemanha. Também, os pais tiveram a oportunidade de se reunir para saber mais sobre as viagens de estudo que acontecerão no início de 2024. Em ambas as propostas os alunos participarão de aulas, farão passeios e vivenciarão o dia a dia local, inclusive ficando hospedados em casas de famílias. O objetivo principal é a prática do idioma, mas, junto com ele, muitas outras competências cognitivas e socioemocionais podem ser desenvolvidas.
Já as proficiências têm o objetivo de certificar internacionalmente o conhecimento dos alunos nos idiomas. Até o final de Educação Básica, todos têm a oportunidade de prestarem as provas de língua inglesa e alemã. O resultado fica referendado por documentos oficiais emitidos pela Universidade de Cambridge e pelo Governo Alemão. Nas próximas semanas o CEAT promoverá cerimônias de entrega dos documentos para os alunos que prestaram as provas em 2022.
Para que oportunidades como os intercâmbios e as proficiências aconteçam, a equipe do CEAT está constantemente envolvida na estruturação e sustentação do Programa de Internacionalização. Como exemplos recentes, a participação na reunião da Rede de Língua Alemã RS/SC, com a presença do cônsul geral Milan Simandl, e no III Encontro de Escolas com Ensino de Alemão no Brasil.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

Incentivar o desenvolvimento da liderança é uma das ações transversais desenvolvidas durante a trajetória escolar, perpassando diferentes abordagens, componentes

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.