
O projeto foi desenvolvido em 2015 com uma das turmas do nível 5 do CEAT Lajeado. O jabuti feito de materiais alternativos foi apresentado às crianças quando elas estudavam sobre este animal. O projeto de iniciação a programação permitiu que os alunos comandassem o jabuti através de um tablet fazendo-o andar pela sala e falar com os colegas. De acordo com o artigo, o projeto oportunizou o desenvolvimento das capacidades motoras, da linguagem e escrita e do raciocínio lógico matemático.
A professora Patrícia Fernanda da Silva é graduada em Ciências Exatas, mestre em Ensino de Ciências Exatas e doutoranda em Informática na Educação. O artigo também é de autoria da professora da Ufrgs Léa da Cruz Fagundes, doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano.
*O Seminário Nacional de Inclusão Digital tem como objetivo geral de divulgar a produção científica e experiências realizadas em âmbito nacional nas áreas de tecnologias e metodologias de inclusão digital. O seminário de 2016 é resultado de seis seminários regionais e três nacionais.