Estudo da abordagem de Emmy Pikler qualifica a proposta pedagógica do CEAT

01.03AbordagemPiklerA aplicação da abordagem de Emmy Pikler foi trabalhada no encontro de formação continuada com os professores de Educação Infantil e das Séries Iniciais de ambas as unidades do CEAT no último sábado, dia 27. O palestrante foi o diretor do Colégio Acadêmico Florença, professor Roger Hansen. A proposta é de que a educação seja trabalhada a partir da “pedagogia dos detalhes”, valorizando o cuidado, a atenção e o contato visual. O trabalho é desenvolvido a partir de três eixos: segurança afetiva, autonomia e motricidade livre.

Durante a formação foram abordados cinco princípios: laços de amor, ambiente preparado, rotinas e rituais, limites e regras e observação ativa. A coordenadora da Educação Infantil, Karine Trevisol Christ, explica que a abordagem, quando criada, foi pensada para crianças de zero a três anos, mas que a proposta pode ser aplicada ao longo de toda a vida, valorizando o desenvolvimento pessoal. Ela lembra que é muito importante que os processos que envolvem a rotina sejam realizados com atenção aos detalhes, reconhecendo a sensibilidade e a autonomia da criança e permitindo que ela acredite em si.
No ano passado, 15 professoras das turmas do berçário e integrantes da equipe pedagógica do CEAT participaram de um curso sobre este tema no Colégio Acadêmico Florença, em Florianópolis, o pioneiro no Brasil a incorporar a Abordagem Pikler de Educação Infantil. Esta abordagem surgiu na Hungria no período pós-guerra sendo aplicada em orfanatos.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.