Dr. Cristiano Nabuco convida pais e alunos a refletirem sobre as consequências do uso da tecnologia

03.06CristianoNabucoA Psicologia da Internet foi o tema de três palestras promovidas pelo CEAT e pela Associação de Pais, Professores e Amigos (APPA) nos dias 02 e 03 de junho, no Centro Comunitário Evangélico de Lajeado. Nas três ocasiões, o psicólogo autor de nove livros e de inúmeros textos e artigos, Dr Cristiano Nabuco, convidou a plateia a refletir sobre as consequências do uso da tecnologia.

Ele abordou a atratividade, os efeitos no cérebro, a dependência que o uso pode causar e os reflexos psicológicos e físicos que podem ser percebidos no ser humano. Tanto nas falas voltadas aos alunos quanto na palestra para os pais e a comunidade em geral, Nabuco falou que não vê o uso da tecnologia como negativo, mas que ele deve ser feito de maneira sensível e cautelosa, com controle sobre quando e quanto usar, evitando que o virtual se torne mais importante que o real. O psicólogo alertou jovens e adultos de que a tecnologia oferece mais informação, mas não mais conhecimento e que a alternância de operação mental pode provocar consequências irreversíveis ao cérebro.
A palestra da noite de quinta-feira foi a escolhida pelo colégio e pela APPA para o Seminário de Pais de 2016. Na abertura, o diretor geral do CEAT, Rodrigo Ulrich, destacou que o uso da tecnologia é discutido regularmente no colégio e que alguns recursos são utilizados de maneira programada.

O Dr. Cristiano Nabuco é coordenador do Núcleo de Terapias Virtuais e do Núcleo de Psicoterapia Cognitiva de São Paulo. Formado em psicologia, Nabuco tem pós-doutorado pelo Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Ele atua como psicólogo há 30 anos e atualmente trabalha junto ao PRO-AMTI do Instituto de Psiquiatria do HC/FMUSP. Nabuco foi presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.