Comunicado – Retorno das aulas Lajeado 13-05

Prezada comunidade escolar,

ao cumprimentá-los, trazemos informações sobre o retorno das aulas na Unidade Lajeado, em 13 de maio, segunda-feira, e as providências quanto ao mesmo em Roca Sales.

Trata-se de um comunicado que traz muitas informações, pois reúne tanto questões relevantes que requerem esclarecimento, quanto outras que são orientadoras em relação ao momento atual e futuro. É um documento extenso e muito importante, por isso pedimos especial atenção para a leitura e releitura, na íntegra, dos dados apresentados. 

Cenário em Lajeado

Neste momento, o contexto exige uma série de adaptações e que serão vividas por todos nós, com o propósito de possibilitar o retorno do que é mais valioso numa escola: seus alunos e seus professores. 

Independente do cenário, o colégio constitui-se, essencialmente, com e pelas pessoas. Assim, todas as nossas ações anteriormente previstas e também as revisadas a partir das cheias recentes sempre consideram a ampla segurança e o bem-estar dos que habitam os espaços do colégio. 

Graças a todo o empenho e à dedicação de nossa comunidade escolar, avançamos significativamente na limpeza, higienização, pintura e organização das salas de aula dos Blocos 1 e 2. Com isso, anunciamos a volta às aulas na Unidade Lajeado para o dia 13 de maio, segunda-feira, para todas as turmas. Esse retorno prevê uma nova organização dos espaços da Educação Infantil, para as turmas de Berçário ao Nível 3, que será detalhada na sequência.  

Acolhida 

Nossa comunidade escolar foi atingida diretamente pelas cheias, vivenciando momentos difíceis, de sofrimento e angústia. Estamos elaborando ações de acolhimento e escuta das demandas emocionais, para fortalecer nosso coletivo e, juntos, construirmos estratégias de resiliência para o enfrentamento dos desafios que vivenciamos.

Orientações para o retorno às aulas (Unidade Lajeado) – 13/05

As salas de aula dos estudantes de 7ª série das Séries Finais ao 3º ano do Ensino Médio estiveram livres das águas da enchente, fator que favorece as providências para a retomada de todas as séries. As turmas de Nível 4 da Educação Infantil até 6ª série, também permanecem nas mesmas salas de aula. 

Preparamos os ambientes dos Blocos 1 e 2 para acolherem também as turmas dos Blocos 3 e 6 (ao lado da cantina), uma vez que estes dois espaços demandam mais alguns dias para estarem prontos. Por isso, as crianças das turmas de Berçário a Nível 3 serão acolhidas conforme especificado a seguir: 

  • Berçário A, professoras Alana e Inete – sala 229 A – Bloco 2, segundo andar.
  • Berçário B, professoras Carla e Tainara – sala 229 Bsala frente, Bloco 2, segundo andar. 
  • Berçário C, professoras Luciane e Vanessa – sala 229 Bsala frente, Bloco 2, segundo andar.
  • Berçário D, professoras Jane e Elisabete – sala 229 Bsala anexa, Bloco 2, segundo andar.
  • Berçário E, professora Suelen – sala 229 Bsala anexa, Bloco 2, segundo andar.
  • Nível 2 A, professora Kátia, e Nível 2 B, professora Maria da Glória – sala 222, Bloco 2, segundo andar.
  • Nível 2 C, professora Tamara e Nível 2 D, professora Daiane – sala 222, Bloco 2, segundo andar.
  • Nível 3 A, professora Ana Paula e Nível 3 D, professora Amanda – sala 225, Bloco 2, segundo andar.
  • Nível 3 B, professora Melissa e Nível 3 C, professora Camila – sala 126, Bloco 1, segundo andar.
  • Integral Níveis 2 e 3, monitora Márcia – sala 115, Bloco 1, primeiro andar.
  • Integral Nível 2, monitora Luciana e Integral Nível 3, monitora Jéssica – sala 115, Bloco 1, primeiro andar.

CEAT Integral 

do Berçário ao Nível 3: será retomado no dia 13 de maio, com almoço, lanche e jantar oferecido pelo colégio.

do Nível 4 à 5ª série: está suspenso temporariamente. 

  • As atividades optativas estão suspensas temporariamente. Essas retomadas serão comunicadas à medida em que avançarmos nas intervenções dos espaços atingidos. 
  • Biblioteca: neste primeiro momento acolherá a sala dos professores. 
  • Cantina: permanecerá fechada, fornecendo alimentação até o Nível 4.
  • Bebedouros: permanecerão desligados. Todos os alunos devem trazer água de casa. 
  • Áreas Cobertas: As áreas cobertas do Bloco 1 continuam em fase de limpeza e, por isso, permanecem isoladas. As áreas cobertas do Bloco 2 estão liberadas para o acesso às salas de aula. 
  • Estacionamento: o estacionamento do subsolo do prédio novo estará fechado.
  • Acessos: os acessos serão exclusivamente pelas duas Guaritas da Rua Alberto Torres e pela Guarita de Bento Gonçalves, a Guarita da Rua Carlos Von Koseritz estará fechada. 
  • Teatro CEAT: o Teatro seguirá sob importante avaliação, o que vinha sendo feito após as cheias de 2023. Embora este seja um espaço importante para o colégio, requer uma avaliação ainda mais detalhada a partir da experiência com a enchente que estamos vivendo. 

Futuros Espaços Educacionais

Conforme comunicações anteriores, reiteramos de que o Quarteirão 2 vem sendo revisado. Um dos motivos que nos levaram a trabalharmos no projeto de revitalização do Prédio Histórico (antigo) no Quarteirão 1.

Além disso, a partir da década de 60, o colégio adquiriu terrenos, não alagáveis, em outras regiões da cidade. Estes, também seguem sendo pauta para fins de uso educacional. 

Região Alta

Na Região Alta, há um trabalho intenso sendo realizado nas dependências do colégio. Contudo, identificamos um cenário ainda maior de destruição da cidade, aspecto que apresenta desafios mais complexos.

Temos focado em soluções para que tenhamos as dependências da unidade prontas para retomar as atividades escolares o quanto antes. Contudo, estamos pautando o equilíbrio, tendo em vista que, desta vez, pelo alcance estadual da catástrofe,  as pessoas que estão trabalhando na reconstrução tem atuado com a presença de menos voluntários de outras cidades.  

Agradecemos imensamente todo o engajamento e apoio da nossa comunidade escolar. Colaboradores, pais, alunos, ex-alunos e seus familiares, prestadores de serviço que estão nas unidades auxiliando nas tarefas necessárias para a reconstrução e o recomeço em nossas unidades. Aqui, reconhecemos cada gesto e mensagem e, especialmente,  o relevante trabalho braçal, de reconstrução e limpeza. Maior do que a tragédia é o engajamento das pessoas e, por isso, agradecemos.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

Em virtude da última cheia, ocorrida nos dias 12 e 13 de maio, foi necessário movimentar os materiais para

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.