
Nos dias 17, 18 e 25 de outubro, o Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT) promoveu nas Unidades de Lajeado e Região Alta, a 11ª edição do Projeto Aluno Pesquisador. A iniciativa científica já é tradicional na escola e tem como alicerce o incentivo à prática da pesquisa desde a infância, trabalhando com o estímulo da construção do conhecimento multidisciplinar.
A presente edição teve como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que interconectam dimensões sociais, econômicas e ambientais, para a realização dos trabalhos. A partir disso, os alunos de ambas as unidades exploraram temas atuais, como sustentabilidade, inclusão social, tecnologia, inovação, educação e saúde de qualidade, mudanças ambientais e climáticas, expressando como a pesquisa é um pilar importante para uma sociedade comprometida com o bem comum.
Durante o evento, os estudantes apresentaram suas investigações a uma banca de jurados, como também para alunos, professores, colaboradores, pais e à comunidade escolar. O evento possibilitou um espaço de troca mútua de conhecimento, exercício da argumentação, escuta e trabalho colaborativo entre colegas e educadores. Ademais, o Projeto Aluno Pesquisador abre portas para um ambiente favorável à evolução do pensamento crítico, da curiosidade científica, da criatividade, da investigação, da reflexão, da autonomia e de outras competências afins.
Após a conclusão de mais uma edição, o CEAT ratifica seu comprometimento com uma educação que estimula a pesquisa e a promoção de experiências que unem teoria e prática, alinhadas às ODS. Sendo assim, o Projeto Aluno Pesquisador é fundamental para o desenvolvimento e para a formação de crianças e jovens que estão sendo preparados para enfrentar desafios futuros e para que se tornem cidadãos que contribuam para uma sociedade inovadora, humana, crítica e transformadora.





