CEAT inaugura espaço dedicado ao resgate histórico e a preservação do acervo da educação

Resgatar, preservar e valorizar as características e os acontecimentos que contam a história de 131 anos do CEAT e também da educação em nosso país são os objetivos do Projeto Memórias. O trabalho realizado ao longo desde 2017 teve um marco importante nesta quinta-feira: a inauguração do espaço onde está exposto parte do acervo coletado. O evento, destinado a convidados, aconteceu nas dependências da escola. Além disso, ao longo desta semana, os colaboradores do colégio e da equipe terceirizada tiveram a oportunidade de conhecer o local.

O espaço de 130 metros quadrados, localizado no Bloco 4 da Unidade Lajeado, traz muito da história do colégio, do município e da educação brasileira. Através do Memórias CEAT também é possível perceber, ao longo do tempo, mudanças nos aspectos políticos, econômicos, sociais e regionais. Neste sentido, o trabalho trata-se de um legado que vai além da história do colégio.

Este projeto foi pensado e desenvolvido por uma comissão, presidida pelo ex-aluno e pai de estudantes, Marcello Motta. O projeto arquitetônico também é de um ex-aluno, o arquiteto Rafael Gallarreta Fernandes. A coordenação do espaço é da professora de história, Cibele da Rosa.

Ao longo dos últimos anos, o Memórias resgatou documentos como as Normas de Convivência de 1913 e a escritura do terreno do prédio antigo, uniformes, instrumentos musicais, troféus, o escaninho da antiga Sala dos Professores, carteiras e o caíco usado nas enchentes. Além disso, fotos e vídeos foram digitalizados e alguns objetos foram replicados. O acervo conta com materiais que o colégio preservou e doações da comunidade escolar.

A partir da inauguração oficial, o espaço passa a receber, mediante reserva, visitas de alunos, pais e demais interessados da comunidade. A partir de 17 de fevereiro até o final de março, visitas também podem ser feitas nas sextas-feiras, das 14h às 17h, sem necessidade de reserva prévia.

No futuro, o local também será utilizado como Laboratório de História, ensinando os alunos sobre a importância da preservação histórica material e sobre a manipulação correta do acervo.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

Incentivar o desenvolvimento da liderança é uma das ações transversais desenvolvidas durante a trajetória escolar, perpassando diferentes abordagens, componentes

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.