CEAT/BIRA integra mais de 220 crianças e adolescentes no basquetebol

28.07CEATBIRAO primeiro semestre do ano foi gratificante para o CEAT/BIRA. Entre as atividades de escolinhas, equipes de competição e alunos atendidos em iniciação ao esporte, o clube atendeu mais de 220 crianças e adolescentes. Para o segundo semestre as atividades serão ampliadas, atingindo mais três núcleos sociais em bairro da cidade, buscando envolver mais 100 crianças na prática do esporte.
Segundo o coordenador esportivo do CEAT/BIRA, Clairton Wachholz, o Xis, o basquete tem muito a acrescentar no desenvolvimento infantil. “A primeira coisa que a criança aprende ao iniciar no basquete é respeitar limites. Entender suas limitações e as limitações individuais O saber conviver é a habilidade primordial desenvolvida na prática de esportes coletivos. Num segundo momento, a criança aprende a produzir em grupo. O meu sucesso não depende do insucesso do outro, pelo contrário, no basquete respeitar as diferenças é essencial. Saber que a produtividade de um colega, mesmo que seja menor que a dos outros, tem relevância dentro do contexto. Tudo isso é uma bagagem para as crianças para que desenvolvam a inclusão, cooperação e respeito à diversidade. Além disso, o basquete trabalha muito em cima da autonomia. É um momento de colocar em prática sistematicamente a tomada de decisão. O atleta tem que tomar decisões que definem o jogo. Com isso, aprende a ganhar e a perder também. Aprende a lidar com a frustração”, explica Xis.
Os laços criados na prática do basquete perpassam a infância dos praticantes. “No basquete, bons atletas podem até ganhar jogos, mas só um verdadeiro grupo ganha campeonato. Por isso o espírito de grupo é tão forte na modalidade e todos os treinadores buscam desenvolver fortemente o engajamento da equipe. Com isso, as amizades que o basquete promove são levadas para toda a vida. É muito gratificante ver essas gerações mantendo os grupos unidos mesmo depois de seguirem caminhos diferentes. As lembranças das experiências vividas no basquete marcam profundamente a história de muitos atletas”, revela Xis.

Equipe chega invicta para o segundo semestre
A equipe Docile/CEAT/BIRA, sub 17, venceu no início do ano a Copa da Federação Gaúcha de Basquete (Copa FGB). Pelo campeonato gaúcho, em seis jogos, o time teve seis vitórias. O próximo desafio será no dia 26 de agosto, data na qual joga em casa (no Ginásio do CEAT), contra a equipe do Juvenil (Caxias).
Já as equipes Fruki/CEAT/BIRA (sub 15) e Univates/CEAT/BIRA (sub 14), figuram em segundo e quarto lugar no campeonato. Para o técnico Ubirajara Hertzer, o Bira, os treinos, que retornam em 1º de agosto, se intensificam para garantir as equipes entre os três primeiros colocados. “Nos primeiros dez dias temos de focar na recuperação do preparo físico. Depois é tática e técnica. As equipes fizeram um bom primeiro semestre e esperamos dar continuidade ao crescimento dos grupos”, comenta Bira.
O Univates/CEAT/BIRA (sub 12), que tanto no Torneio Início quanto na Copa FGB sagrou-se vice-campeão, figura entre os três melhores colocados no estadual. “No total, nossas equipes jogaram mais de 50 jogos até agora. Estamos com ótimos resultados, muita gente praticando e boas perspectivas”, avalia Xis.

Integração reúne mais de 160 crianças, além de pais e familiares
Em junho o CEAT/BIRA realizou o 3º Encontro de Mini Basquete, integrando mais de 160 crianças com seus pais e demais familiares. Além das crianças de seis a 12 anos que estão iniciando no basquete, cinco equipes de todo o estado também participaram das atividades.

As inscrições para novos praticantes estarão abertas a partir de 1º de agosto. Podem se inscrever crianças a partir de seis anos que estejam matriculadas em escolas da região do Vale do Taquari. As matrículas podem ser feitas diretamente com os professores em quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 14h40 ou em sextas-feiras das 10h20 às 12h.

As categorias de base do CEAT/BIRA contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile e Fruki. São apoiadores a Unimed, Vidraçaria Lajeadense, Kikão Lanches, Padaria Suíça, Restaurante Prâmios, Restaurante Henicka, RestauranteTombado e Restaurante Nápoli.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.