Os estudantes da 5ª série do CEAT Lajeado trabalharam recentemente no Laboratório de Informática com o Super Logo, onde aprenderam os comandos para a construção de figuras geométricas. A experiência prática de programação aconteceu durante as aulas de matemática da professora Neiva Rodrigues.
O primeiro contato com o mundo dos códigos foi feito longe dos computadores. Os alunos recebem noções básicas sobre os padrões da linguagem digital por meio de um jogo de tabuleiro.
A docente responsável pelo Laboratório, Vania Sberse, afirma que “o trabalho de programar o computador para gerar figuras geométricas leva o aluno a aprender com base no sistema de tentativa e erro, estimula o raciocínio e favorece a aprendizagem em geral”.
O resultado pedagógico esperado se confirma no depoimento dos estudantes. O aluno Alexandre Breno de Moura (5ªB) disse que tentou baixar o programa de vários jeitos e foi assistindo vídeos até conseguir. “A primeira programação que fiz foi para construir um quadrado usando o comando ‘repita. Dei o nome ao desenho de ‘Flor’, que era o mesmo que apareceu no vídeo que a professora Vania mostrou. Achei muito interessante este programa para construir as formas geométricas”.
A aluna Manuela Mendel Rambo (5ªB) também baixou o programa e relata ter criado vários desenhos. Ela descobriu que, através da programação, a “TAT” desenha uma circunferência precisando dar uma volta completa, ou seja, 3600. Ela foi além e criou um novo procedimento onde escreveu comandos para a “TAT” desenhar uma casa. “É muito interessante trabalhar com este programa porque se tem a noção do tamanho que o desenho ficará”.