Seis estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio do CEAT fazem na manhã desta quinta-feira, dia 28, a prova oral de proficiência em Língua Alemã. Se aprovados eles receberão do governo da Alemanha um diploma vitalício atestando o conhecimento na língua com nível B1 reconhecido em todo o mundo. A prova está sendo avaliada pela orientadora do Ensino de Língua Alemã nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Gabriele Metz-Klein, e pela professora do CEAT, Roseli Kussler.
Gabriele destaca que o diploma neste nível permite o acesso em universidades alemãs, pois atesta que o estudante está tem os conhecimentos necessários para compreender e se expressar na língua. Todo o processo para a aplicação das provas de proficiência, que também envolve a qualificação e o treinamento de professores, é custeado e supervisionado pelo governo alemão. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina apenas 13 escolas são centro de aplicação destas provas de proficiência.
Tradicional instituição de ensino do Rio Grande do Sul, que completará 135 anos em 2027, amplia sua atuação como