Dois trabalhos produzidos por estudantes do CEAT Lajeado receberam premiação nas feiras internacionais Mostratec e Mostratec Jr., realizadas na última semana, em Novo Hamburgo. A pesquisa “O sujeito surdo e suas dificuldades linguísticas no ambiente escolar”, dos estudantes Raul Scapini Weiand, Julia Craide e Rosaura Elen Dias, recebeu o prêmio ABRIC (Associação Brasileira de Incentivo a Ciência) – destaque e excelência na categoria Ciências Sociais, Comportamento e Arte na Mostratec. Já o trabalho “A vida no espaço”, dos alunos João Guilherme Manini Remonti, Júlio César Schmidt e Peterson Haas, recebeu o prêmio de incentivo a pesquisa da editora FTD na Mostratec Jr.
O CEAT também participou da Mostratec Jr. com o trabalho “Campos magnéticos e eletricidade”, dos estudantes Alex Henrique Eckhardt e Mateus de Oliveira Paludo. A participação no evento foi acompanhada pelo professor Luis Galileu Tonelli, coordenador da Fábrica de Ciências, atividade optativa oferecida pelo CEAT onde as pesquisas foram desenvolvidas. As três vagas foram conquistadas pelo bom desempenho dos alunos na Feira de Ciências da Univates de 2014.
Os estudantes que apresentaram o trabalho premiado na Mostratec, Raul Scapini Weiand e Júlia Dartora Craide, contam que “participar da Mostratec foi uma das melhores vivências que já tivemos e não trocaríamos essa experiência por nenhuma outra. E no final todo o esforço foi recompensado pelo prêmio ABRIC”.
A partir de 2016, o CEAT passa a integrar a relação de instituições aceitas como afiliadas da Mostratec, ampliando a oportunidade dos trabalhos desenvolvidos no colégio serem apresentados na feira internacional.