Autora: Luíza Pedralli
Turma: 3ª série A do Ensino Médio
Unidade: Lajeado
Professora: Letícia Gracioli
Ao Excelentíssimo Senhor Luiz Fernando Schmidt,
Com o aumento progressivo do número de habitantes do município, houve uma consequente elevação no número de automóveis em circulação. Devido a isso, venho, por meio desta, como representante da Associação de Moradores de Lajeado, reivindicar ações consistentes para a melhoria da mobilidade urbana na cidade.
O trânsito da região ainda não atingiu um nível de lentidão, mas já apresenta horários específicos em que a circulação de carros é complicada. Um dos fatores que gera essa difícil mobilidade é o constante crescimento do número de estudantes da UNIVATES, pois o fato de muitos não serem da cidade acarreta um fluxo de automóveis diferente do habitual. Além disso, como em qualquer outro município, os períodos em que começam e terminam as jornadas de trabalho da maioria dos cidadãos também causam congestionamentos.
Ademais, as ciclovias construídas pela região são de pequeno porte e em bairros mais afastados do centro, a presença delas não é tão significativa quanto em lugares em que a passagem de ciclistas é mais assídua. A partir disso, conclui-se que as mesmas foram criadas apenas com o intuito de ampliar áreas de lazer, ou seja, são usadas para caminhadas e pedaladas de âmbito esportivo e não como um meio de simplificação da mobilidade urbana.
Por conseguinte, espera-se que o Senhor, como prefeito, tome providências que ajudem a reduzir o trânsito de nossa cidade. Entre as diversas soluções a serem adotadas, considera-se imprescindível:
· A designação de vias e faixas exclusivas que priorizem o transporte público, bem como o aumento de investimentos nessa área. Dessa maneira, é possível incentivar a população a utilizar o carro apenas nas horas de lazer.
· A criação de ciclovias nas ruas mais frequentadas e a ampliação das existentes. Além disso, a prática do ciclismo deve ser estimulada desde cedo, o que facilitará a mobilidade urbana e melhorará a qualidade de vida dos cidadãos.
Atenciosamente,
L.P.
Lajeado, 3 de agosto de 2015.