A importância da leitura

01.03AmandaGiongoAutora: Amanda Cristina Giongo
Turma: 3ª série A do Ensino Médio
Unidade: Lajeado
Professora: Letícia Gracioli

    O crescente desenvolvimento tecnológico que ocorre em todo mundo tem distanciado as pessoas dos livros. Televisões, celulares e computadores, principalmente, disponibilizam diferentes formas de entretenimento, atraindo crianças, jovens e adultos. No entanto, a leitura é imprescindível como instrumento contribuinte para a constituição do ser humano ou sua possível transformação.
    Sejam fictícias, românticas ou poéticas, obras literárias são capazes de descrever diversas realidades e mundos inusitados. Dessa forma, seus enredos possibilitam e incentivam a imaginação, a qual é fundamental para o desenvolvimento da criatividade. Assim, alguém criativo pode tornar-se inovador e capaz de desenvolver diferentes ideias que mudem seu meio social.
    Para tanto, porém, é fundamental que os agentes de tais proposições sejam críticos diante daquilo que ocorre ao seu redor. A criticidade, então, pode ser desenvolvida a partir da expansão do horizontes de expectativas dos leitores. A leitura de gêneros literários distintos amplia o conhecimento, a linguagem e a formação de opiniões daqueles que leem.
    Fica claro, dessa forma, a importância que o ato de ler exerce diante da formação e da mudança de perspectivas opinativas dos leitores. Assim, faz-se necessário que se crie tal hábito. Nesse ponto, a escola desempenha um papel básico, uma vez que deve incentivar a leitura aos estudantes desde as séries iniciais. Para tanto, a instalação de bibliotecas em locais públicos, como em praças e em paradas de ônibus, colaboraria para o acesso e para o conhecimento de diferentes títulos e autores, dando continuidade à pratica da leitura.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.