Autor: Davi Elias Koefender
Turma: 2ª série A do Ensino Médio
Unidade: Lajeado
Professora: Letícia Gracioli
A escassez de recursos naturais, em função da falta de valores básicos, faz com que cada indivíduo racional viva com medo do que pode ocorrer futuramente.
Ouvem-se, dia após dia, relatos de rios contaminados por lixo, por fezes humanas e por insetos transmissores de doenças. No planeta, cerca de 3% de toda a água disponível é doce, o que significa que 97% é indisponível para beber e para fazer a higienização. Os rios são de água doce, portanto, ao contaminá-los, eles não estarão disponíveis para o uso.
Outro recurso natural que está se agravando são as florestas. Grande parte da floresta Amazônica já foi desperdiçada. O homem corta as árvores em favor de um mundo urbanizado, mas não pensa nas consequências que isso pode gerar. A maioria dos indivíduos sabem a importância que as matas têm, tanto para liberação de oxigênio através da fotossíntese como para a continuidade do ciclo da natureza, porém, mesmo sabendo disso, são capazes de cometer o desmatamento. De que adianta o conhecimento se não o usar para o bem do planeta?
É necessário que haja o ensinamento de práticas de colaboração com a natureza por meio dos pais e dos professores. Ainda, ONG´s podem promover palestras e propagandas para que rios não sejam contaminados e as florestas não acabem. Se cada um fizer a sua parte e colaborar com o meio ambiente, a população não precisará ter medo do que pode ocorrer a partir de hoje e o governo não terá de se preocupar em transformar água salgada em doce; logo, muitos gastos serão cortados.