Busca



Educação Infantil

A proposta pedagógica da Educação Infantil do CEAT, fundamentada no respeito aos direitos da criança, busca um atendimento que contemple as características afetivas, cognitivas, sociais e físicas de cada faixa etária. O brincar ocupa dimensão central nas situações de aprendizagem propostas, e experiências desafiadoras são oferecidas como estímulo à aprendizagem significativa.

FAIXA ETÁRIA

A Educação Infantil do Colégio Evangélico Alberto Torres atende crianças a partir de um ano de idade. Os níveis estão assim organizados:

 Berçário (Nível 1): bebês a partir de 4 meses até 1 ano de idade (completos até 30 de junho);
Nível 2: crianças com 2 anos de idade completos até 30 de junho;
Nível 3: crianças com 3 anos de idade completos até 30 de junho;
Nível 4: crianças com 4 anos de idade completos até 30 de junho;
Nível 5: crianças com 5 anos de idade completos até 30 de junho.

O atendimento da Educação Infantil se dá em dois turnos - manhã e tarde, com opção de turno integral (7h às 19h).

Alimentação
Para o Berçário e níveis 1, 2 e 3 da Educação Infantil o CEAT oferece:
Turno da Manhã: Lanche e almoço
Turno da Tarde: Lanche e janta

Para os níveis 4 e 5 da Educação Infantil o CEAT oferece:
Turno da Manhã: Lanche (sendo que em um dia da semana as crianças trazem lanche de casa)
Turno da Tarde: Lanche  (sendo que em um dia da semana as crianças trazem lanche de casa)

ESTRUTURA

Espaço físico oferecido às crianças que frequentam a Educação Infantil:

- Salas amplas construídas e equipadas para atender às necessidades e aos interesses das crianças nas diferentes faixas etárias: mobiliário, materiais lúdicos e pedagógicos, equipamentos variados, espaço para repouso, sempre considerando segurança e conforto.

- Pátios Infantis adequados às faixas etárias atendidas;

- Amplo espaço físico com área verde;

- Áreas cobertas;

- Salas equipadas de Música, Informática, Inglês, Educação Física e Biblioteca Infantil;

- Cozinha e Refeitório apropriados;

- Sala de Atividades múltiplas.

 A unidade da Educação Infantil do CEAT tem como diferencial:

- Iluminação com janelas amplas e Solário, os quais possibilitam contato com o meio externo. Este solário é uma pirâmide de vidro temperado retrátil, a qual possibilita ventilação e iluminação natural para todas as salas do prédio;

- Banheiros apropriados para atender crianças da faixa etária da Educação Infantil, incluindo fraldário;

- Salas amplas e climatizadas, possibilitando a organização de diferentes ambientes voltados aos interesses e necessidades de cada faixa etária;

Sobre os profissionais que atuam na Educação Infantil:

- Professores com formação específica na área da Educação;

- Auxiliares da Educação Infantil dedicadas exclusivamente ao cuidado das crianças;

- Equipe multidisciplinar.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

 A Educação Infantil oferece um currículo que contempla os seguintes eixos de trabalho, conforme Plano de Atividades da Educação Infantil:

"Formação Pessoal e Descoberta de Si"

"Formação Social e Descoberta do Meio"

"Linguagens e Intercomunicações (Linguagem corporal, musical, matemática, oral, escrita, plástica e a Língua Ingles)"

Além do professor habilitado para atender as crianças no dia a dia, oferecemos também aulas com professores especializados e espaço físico adequado para estas atividades, que são:

- Aula de Inglês (Quinzenal para os Níveis 2, 3 e semanal para os Níveis 4 e 5)

- Aula de Educação Física (Semanal para os Níveis 2, 3, 4 e 5);

- Aula de Música (Semanal para os Níveis 2, 3, 4 e 5)

- Ateliê de Artes (A partir do Nível 3)

PROJETOS

ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA À ESCOLA

A adaptação é um período no qual a professora precisa ficar atenta às necessidades, desejos e interesses de cada criança, criando uma relação de afeto e confiança mútua. O vínculo da criança com a escola se fortalece na medida em que esta sente segurança e prazer neste novo ambiente de convívio social. Acreditando na importância deste período, a equipe da Educação Infantil organiza, no início do ano letivo, uma acolhida que contempla entrevista e reunião dos pais com a professora da turma e, nas semanas iniciais, uma rotina diferenciada em que as crianças são atendidas em pequenos grupos e em períodos reduzidos.

As crianças que, ao longo do ano letivo, entram novas na escola também são recepcionadas de maneira especial, respeitando as suas necessidades. Assim, este projeto tem como objetivo oferecer às crianças um ambiente acolhedor e tranqüilo, primando pelo seu bem- estar neste retorno ou neste primeiro contato com a escola.

 A ROTINA DAS CRIANÇAS NA ESCOLA

A rotina constitui-se de momentos diversos que possibilitam a organização da vida coletiva do grupo em tempos e em situações de aprendizagens variadas. Ela é flexível na medida em que pretende atender às necessidades e aos interesses do grupo. Organizam-se momentos específicos envolvendo situações de aprendizagens espontâneas e propostas pela professora.

Logo na chegada há o acolhimento das crianças. A professora recebe cada uma e convida-a para interagir com os colegas e explorar o espaço. À medida que elas estão chegando e, durante algum tempo, exploram por iniciativa própria os cantos e recantos organizados na sala, criam muitas brincadeiras e interações. A cada dia acompanha-se o grupo e verificam-se quais são os interesses manifestados e, com isso, novos desafios são propostos.

No pátio também ocorrem as explorações espontâneas. Cada criança tem a possibilidade de optar por brincar no balanço, roda, escorregador, na areia ou criar qualquer outra brincadeira que seja da sua vontade. Nestes momentos, a professora e a auxiliar acompanham-nas e vão desafiando-as a realizar sempre novas conquistas.

Tanto na sala quanto no pátio, organizam-se momentos em que a professora possibilita brincadeiras envolvendo situações de aprendizagens dirigidas. Há ocasiões em que se explora a música, a dança e o movimento, outras envolvendo brincadeiras com desafios corporais e motores, outras com exploração de tintas, giz, cola, e momentos para a conversa e para a exploração de projetos específicos da turma.

O lanche e o almoço/janta ocorrem diariamente em dois momentos: um organizado mais cedo da manhã/tarde e outro no final. Antes de iniciar as refeições é realizada a higiene das mãos e, depois, no refeitório, as crianças passam a degustar o alimento que é preparado na escola pela cozinheira. Após o almoço/janta, faz-se a escovação dos dentes.

No final da manhã/tarde, propõe-se um momento de "relaxamento". Cada dia ocorre de forma diferente: às vezes faz-se a exploração de livros, outro dia contam-se histórias, organiza-se teatro de fantoches, ouvem-se músicas suaves e deita-se nos travesseiros ou almofadas, propõe-se a exploração de um jogo ou uma brincadeira específica entre outras atividades.

 ALIMENTAÇÃO

  Compreendemos o momento da alimentação na escola como um elemento importante na formação de hábitos alimentares saudáveis, bem como uma oportunidade para desenvolver a autonomia por meio da organização. Para tanto, contamos com a assessoria constante de nutricionista, profissional que tem como função elaborar um cardápio semanal, além de orientar e acompanhar os professores e funcionários que preparam a comida servida na escola.

 ORGANIZAÇÃO DO CARDÁPIO

Cada dia da semana é diferente em termos de variedade alimentar. Buscamos um equilíbrio nutricional diário, ou seja, a alimentação deve ter todos os componentes necessários para a boa nutrição - fibras, vitaminas, sais minerais, além dos demais nutrientes. Outro cuidado importante é contemplar diferentes cores e texturas nos alimentos oferecidos, variando ao máximo as combinações para que a alimentação não caia na rotina.

 

Informações adicionais

CEAT 1997..2014 - Colégio Evangélico Alberto Torres
Todos os Direitos Reservados
Tecnologia Toshyro.net

Valid CSS!
Valid XHTML 1.0!