25.04Teatro1Um amplo teatro passou a integrar a estrutura física do CEAT Lajeado em agosto de 2016. A construção faz parte do prédio novo do colégio, inaugurado em 2013. Com área total de 1.173 metros quadrados, o teatro segue os moldes das grandes casas de espetáculo do Brasil.
O projeto está intrinsecamente ligado à identidade e à história do CEAT. De acordo com o diretor geral, Rodrigo Ulrich, “as artes sempre estiveram presentes no projeto pedagógico do colégio, expressadas pela música coral e instrumental, dança e teatro, confirmando que a promoção da cultura é tarefa do educandário”.
O teatro com todos os seus recursos oportuniza aos estudantes do CEAT vivências exclusivas seja para as aulas específicas relacionadas às artes e aos grupos artísticos ou para os componentes curriculares que fazem uso da dramatização, da encenação, da oratória e da apresentação.
Além disso, o teatro também é um espaço para a comunidade da região onde serão promovidos eventos culturais de diferentes gêneros. No local, o CEAT também programa a realização de atividades com as famílias e os colaboradores.

Estrutura

25.04Teatro2O Teatro CEAT tem capacidade para receber cerca de 540 pessoas. O local conta com espaços para obesos e pessoas com mobilidade reduzida. O engenheiro contratado para gerenciar e fiscalizar a obra, Robledo Goulart Müller, destaca que “o colégio priorizou a utilização dos mais modernos mecanismos cênicos, desde as varas de cenário, da iluminação, acústica, aos elementos para o conforto, segurança e acessibilidade ao público”.
O palco foi executado em estilo italiano, com área total de 92,5 metros quadrados, tendo altura de boca de cena de 6 metros, largura de 9,7 metros e profundidade de 6,25 metros. O espaço para as apresentações possui uma área de quartelada com 25 peças removíveis, além de um elevador de orquestra com 25 metros quadrados.
A construção conta com foyer (inferior e superior) com 120 metros quadrados para recepção do público e um backstage que comporta três camarins, dois deles individuais e um coletivo, com capacidade para receber até 10 pessoas.

Tecnologia - Toshyro.net