O Colégio Evangélico Alberto Torres integra a Rede Sinodal de Educação.

As origens da Rede Sinodal de Educação estão vinculadas às dificuldades por que passaram as Comunidades Evangélico-Luteranas durante a 2ª Guerra Mundial, especialmente com a "nacionalização", a política adotada pelo Governo Vargas proibindo que estrangeiros exercessem determinadas atividades - inclusive o magistério - e proibindo o uso da língua alemã. Como na maioria destas escolas, na época lecionavam professores não habilitados ou que somente falavam o alemão, o Sínodo Rio-Grandense, através de um Departamento de Ensino, auxiliou as comunidades no processo de regularização de escolas e professores.

A migração das escolas fundamentais para escolas de ensino médio levou a decisão, por parte dos diretores, da criação do Centro de Diretores de Ensino Secundário. O encontro frequente dos diretores levou a criação de formas de integração entre os estabelecimentos, fazendo surgir, em 1952, o Congresso de Professores, e em 1954, a Olimpíada Estudantil. Estes eventos, além de outros como “ATESE - Amostra de Teatro e Encontro de Conjuntos Instrumentais” são cultivados, até hoje, movimentando intensamente a Rede Sinodal de Educação.

Em 1981 surge o Departamento de Educação, resultante da fusão do Departamento de Ensino e do Centro de Diretores. Em 2000, o nome Departamento de Educação é alterado para Rede Sinodal de Educação. Coube às escolas incorporarem ao seu material e ao seu discurso o pertencimento a esta Rede.

A participação na Rede Sinodal de Educação ocorre com a expressão do desejo de participação pela escola e sua entidade mantenedora. A origem comunitária das escolas é a primeira condição. O vinculo histórico identificado com os evangélico-luteranos, é base cristã que pauta a sua atuação.

A Rede Sinodal de Educação atua na formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos, no preparo de diretores, na participação nos processos educacionais do país e nas discussões que envolvem assistência social. Para os alunos são oferecidos programas de  intercâmbios, atividades culturais e esportivas.

Saiba mais sobre a Rede Sinodal de Educação no site www.redesinodal.com.br.

 

Tecnologia - Toshyro.net