CindysiteUma produção textual da aluna do CEAT Cindy Träsel foi veiculada no jornal alemão Boppard im Blick. O texto fala sobre o dia a dia durante a pandemia e a situação da enchente na cidade de Arroio do Meio, onde a estudante do Ensino Médio reside. O município da região é coirmão da cidade de Boppard.
A produção textual foi desenvolvida pela aluna com o auxílio da professora Roseli Kussler que, posteriormente, enviou a redação à Alemanha. A publicação aconteceu na última semana nas edições impressa e online do jornal:
https://ol.wittich.de/titel/490/ausgabe/30/2020/artikel/00000000000022757470-OL-490-2020-30-30-0
Cindy tem 14 anos e integra o grupo de alunos do Ensino Médio que estudam a língua alemã. Neste ano ela vai fazer a prova de proficiência DSD I, que dá acesso a um diploma vitalício de conhecimento no idioma.

DIRETORsiteCom muito pesar comunicamos o falecimento do Seu Ardy Storck.
Seu Ardy foi professor e diretor no CEAT no período de 1982 a 2012, atuando com dedicação, contribuiu com a educação que perpassa gerações de famílias que vivem o nosso colégio.
Diretor Ardy fomentou e promoveu com intensidade a formação continuada de professores, como exemplo de escola como local de constante aprendizado e de busca pela evolução, dessa maneira, seu legado transcende a comunidade escolar do CEAT, tendo alcance importante em Lajeado e em todo o Vale do Taquari.
Sua trajetória vivida no CEAT, refletiu em ações ativas em prol da educação luterana na Rede Sinodal e gaúcha, através do SINEPE RS (Sindicato das Escolas Particulares do Rio Grande do Sul).
Agradecemos imensamente pela atuação em nosso CEAT e por toda sua dedicação e contribuição no legado que levaremos adiante como comunidade escolar.
O cerimonial de despedida dar-se-á das 10h às 14h na Capela Huwe (Av. Benjamin Constant, Bairro Montanha). Destacamos que, em virtude da Pandemia, e por conta da legislação vigente, há restrições para a participação dos atos de despedida.
"Senhor, tu tens sido o nosso refúgio. Antes de formares os montes e de começares a criar a terra e o Universo, tu és Deus eternamente, no passado, no presente e no futuro." Salmos 90.1-2.
A escola decreta luto oficial para o dia de hoje (22 de julho), portanto as atividades estarão suspensas.

Rodrigo Ulrich
Direção Geral do CEAT

live“Como auxiliar os filhos no manejo de sentimentos durante o distanciamento social” foi o tema da primeira Live do CEAT, realizada na noite desta terça-feira, dia 14 de julho, para a comunidade escolar.
O evento online, realizado em parceria com a Unimed, contou com a participação do pediatra João Paulo Weiand, do psicólogo Luis Fernando da Veiga e da orientadora educacional Laura Oppermann Elter. A mediação foi do diretor gral do CEAT, Rodrigo Ulrich. O principal objetivo Da iniciativa foi de realizar um trabalho de prevenção em saúde mental, dando dicas aos pais de como manter o dia a dia em casa saudável e de como observar os sinais dados pelas crianças e adolescentes.

ReunioesO CEAT está intensificando as ações para a retomada das aulas presenciais. Para que o retorno aconteça de forma segura, prezando pela saúde de todos, o CEAT conta com o Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão de Covid-19 - COE-E/CEAT.
O documento foi desenvolvido pelo Comitê para Prevenção de Riscos e Gerenciamento de Crise, acionado desde a suspenção das atividades presenciais, e por especialistas de diversas áreas, principalmente da saúde, segurança do trabalho e higienização. O planejamento inclui aspectos referentes a quatro grandes eixos: segurança e saúde, acolhida, desempenho pedagógico e aspectos legais.
Recentemente, no 16º Comunicado Referente ao Coronavírus, enviado às famílias no dia 26 de junho, o tema principal foi o retorno presencial das aulas. As projeções consideram os protocolos divulgados no início de junho pelo Governo do Rio Grande do Sul.
Neste momento, a estrutura física de ambas as unidades do CEAT está sendo avaliada e adequada, equipamentos de proteção individual, higienização e segurança estão sendo adquiridos, profissionais estão sendo capacitados e simulações estão acontecendo. Já foram realizadas reuniões com as equipes Diretiva e Pedagógica, com o Conselho Administrativo e com representantes da Associação de Pais, Professores e Amigos – APPA. Contatos constantes também acontecem com as empresas parceiras: Unimed, Enseg e Star Service.

HistoriaUma ação especial tem mobilizado o diretor geral do CEAT, Rodrigo Ulrich: a gravação de histórias para os alunos da Educação Infantil e das Séries Iniciais de ambas as unidades do colégio. O intuito da iniciativa é de promover o hábito da leitura e trazer uma mensagem de leveza e sensibilidade em meio ao período de distanciamento social e suspensão das aulas presenciais.
Duas narrativas foram gravadas na Biblioteca da Unidade Lajeado e disponibilizadas nas salas de aula virtuais das turmas: “Por um Mundo Mais Bacana”, de Lucia Reis, e “A Orquestra dos Músicos de Bremen”, de Jonas Ribeiro (Autor Presente de 2020). Em breve, outras duas histórias serão contadas, desta vez tendo como cenário o CEAT Região Alta.
Além disso, a leitura da obra “Por um Mundo Mais Bacana” pode ser visualizada nas redes sociais do colégio através do link: https://www.facebook.com/watch/?ref=search&v=277276863596519&external_log_id=e4f1acf8-6bf6-41fb-b664-fa7d4dc04f05&q=ceat.

Subcategorias

Toshyro Inovação e Tecnologia