19.10APLajeadoA 6ª edição do Projeto Aluno Pesquisador movimenta a comunidade escolar da Unidade Lajeado nesta sexta-feira e sábado, dias 19 e 20 de outubro. São mais de 170 pesquisas científicas desenvolvidas pelos estudantes do Berçário a 2ª série do Ensino Médio a partir do tema “Cultura e Tecnologias: O que nos surpreende?”.

A iniciativa tem como objetivos desenvolver a curiosidade científica; levar o aluno a construir conhecimento próprio; exercitar o planejamento e aplicação da metodologia científica, estabelecendo relações entre as disciplinas escolares; resolver problemas a partir do método científico; exercitar a construção de conceitos a partir da compreensão e da significação empreendidas pelos estudantes, tomando como referência fatos do cotidiano; impulsionar a prática da pesquisa tecnológica e cultural no ambiente escolar, contemplando as diferentes áreas do conhecimento; investir na procura de soluções que possam ser aplicadas aos desafios enfrentados pela sociedade atual; incentivar a inovação e prezar pelo valor da autoria; fazer da atividade de investigação científica uma prática recorrente; e revelar talentos.
Ao longo do ano, os alunos do CEAT Lajeado desenvolveram suas pesquisas orientadas pelos professores e agora chegou a hora de apresentá-las. Nesta sexta-feira os resultados estão sendo vistos para o público interno. No sábado a programação é aberta a comunidade. Além disso, professores internos e externos avaliarão os trabalhos a partir da 5ª série. Em 2018, pela primeira vez, as avaliações são realizadas online. Outra mudança é que acontecem bancas para a apresentação a partir da 8ª série em Lajeado e da 9ª série na Região Alta. Com a alteração os avaliadores ficam em salas fixas e os projetos são apresentados com hora marcada, conforme descrito no folder.

Sábado – 20 de outubro:
Berçário – 9h às 11h
Apresentação para pais e comunidade em geral

Educação Infantil – 9h às 11h
Apresentação para pais e comunidade em geral

1ª, 2ª e 3ª série – 8h às 9h30min
Apresentação das turmas do turno da manhã, para pais e comunidade em geral

1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Fundamental – 10h às 11h30min
Apresentação das turmas do turno da tarde, para pais e comunidade em geral

4ª série – 9h às 10h30min
Apresentação para pais e comunidade em geral

5ª, 6ª e 7ª série – 8h30min às 9h30min
Apresentação para os professores avaliadores

5ª, 6ª e 7ª série – 10h às 11h30min
Apresentação para pais e comunidade em geral

8ª e 9ª série e Ensino Médio – 8h às 12h
Bancas de apresentação com horários definidos no livreto entregue às famílias

No CEAT Região Alta as apresentações da 6ª edição do Projeto Aluno Pesquisador aconteceram nos dias 28 e 29 de setembro.

Tecnologia - Toshyro.net