A movimentação de docentes no CEAT Lajeado será intensa nesta sexta-feira e sábado, dias 06 e 07 de abril. O colégio sediará o Encontro Nacional de Professores de Linguagem Literária da Rede Sinodal de Educação. Estão inscritos no evento 111 docentes da Educação Infantil, das Séries Inicias, de língua portuguesa e de literatura que representam 34 escolas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
A programação desta sexta-feira inicia com o painel “A linguagem como chave para pensar o mundo”, com os professores Ângela Fronckowiak (UNISC) e Miguel Rettenmaier da Silva (UPF) e mediação do professor e escritor Caio Ritter.
Durante o dia também ocorrerão uma visitação aos espaços da escola, a apresentação cultural Chá das Maravilhas e o Baú de Ideias com seis oficinas: “Vamos fazer a diferença: o livro em sala de aula”, com o escritor Luís Dill; “O leitor literário: na prática como podemos ajudá-lo na formação e aprimoramento”, com a escritora Valesca de Assis; “A educação para a palavra literária”, com o escritor Caio Ritter; “Poéticas da margem: a literatura na voz do outro”, com a professora Rosane Cardoso (UNIVATES/UNISC); “Um click na leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora por meio de objetos digitais de aprendizagem”, com a professora Kári Forneck (UNIVATES); e “Uma mala chamada poesia”, com a professora Ângela Fronckowiak (UNISC). A programação encerrará com jantar de confraternização.
No sábado a programação iniciará com compartilhamento de experiências: “Leitura literária”, com a escritora Elisabeth Baldi (Escola PROJETO); “Leitura vai, escrita vem: o trabalho com o artigo de opinião”, com a professora Andreia Kanitz (IFRS – Vacaria); “Escrita Criativa”, com a professora Rosiene Haetinger (UNIVATES); “Letramento Argumentativo: espaço dialógico para conversas e discussões sobre textos literários”, com a professora Marguit Goldmeier (Instituto Ivoti); “Literatura Infantil e a seleção de histórias na Educação Infantil e Séries Iniciais”, com as professoras Cláudia Ferreira e Fabiana Kappes (CEAT); e “Texto literário - resposta ao desafio da formação de leitores”, com as professoras Juracy Assmann Saraiva e Tatiane Kaspari (FEEVALE). O evento encerrará com a apresentação “Somos todos animais” e com almoço.

Tecnologia - Toshyro.net