24.05CurtaO curta-metragem Chamada 180, produzido por alunos do Ensino Médio do CEAT, foi selecionado para a 14ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto como parte integrante da Mostra Educação que compõe o XI Fórum da Rede Kino - Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual. O filme será exibido no dia 08 de junho, às 17h, no Cine-Teatro

A professora de artes cênicas Cristiane Schneider destaca: “este trabalho ser reconhecido em um festival a nível internacional é extremamente gratificante e me enche de orgulho. Trabalhar com artes na educação é trabalhar com o imaginário e a sensibilidade do aluno. A arte vai além da pintura e do desenho, ela está presente na música, no cinema, na TV, na publicidade, na arquitetura e muito mais. Todas estas áreas podem ser exploradas, com criatividade pelo professor no processo de construção do conhecimento”. A docente trabalha a produção de curtas-metragens há dez anos com as turmas da 1ª série do Ensino Médio.
As produções são apresentadas anualmente na Mostra de Curtas do CEAT e avaliadas nas categorias: melhor curta, melhor roteiro, melhor produção, melhor trilha, melhor figurino, melhor cartaz, melhor ator e melhor atriz. Em 2018, o curta Chamada 180 se destacou em quatro categorias e representou o colégio na Amovise – Amostra de Curtas da Rede Sinodal de Educação.

24.05IntercambioO CEAT acredita que o conhecimento de novos idiomas e culturas contribui positivamente para a formação dos estudantes. Com este propósito, o colégio oferece três diferentes programas de intercâmbio que englobam o envio de alunos a outros países e o recebimento de estudantes estrangeiros.
Desde agosto de 2018 o colégio recebe dois estudantes estrangeiros: o belga Guillaume Jannes e o italiano Francesco Mammolotti. Eles ingressaram na 2ª série do Ensino Médio e atualmente cursam a 3ª série. Nesta semana, eles falaram para os alunos do Ensino Médio da Unidade Lajeado sobre o processo de escolha do país, de como foram acolhidos pelos colegas e pelas famílias hospedeiras e de como se sentem estudando no CEAT. Ambos destacaram o autoconhecimento que desenvolveram ao longo do intercâmbio. 
A vinda dos dois alunos estrangeiros para o CEAT é fruto da parceria do colégio com a AFS Intercultura. Representantes da organização, que tem o objetivo de promover o intercâmbio cultural e a integração dos povos, também participaram do evento.

 

Oportunidades de intercâmbio para os alunos:
Alemanha: Há 30 anos, alunos do CEAT viajam para a Alemanha em intercâmbios que visam aprofundar o conhecimento do idioma alemão, além de promover a troca cultural com as famílias locais e com estudantes de outras nacionalidades. A viagem de estudos também oportuniza passeios culturais e de lazer. Atualmente, o intercâmbio acontece todos os anos no mês de janeiro, com duração de cerca de quatro semanas. Podem participar os alunos da 9ª série do Ensino Fundamental a 2ª série do Ensino Médio.
Canadá: O conhecimento da língua inglesa pode ser ampliado pelos alunos do CEAT através do intercâmbio para o Canadá, realizado desde 2014. O programa oferece um mês de aulas do idioma. Os estudantes vivem em casas de famílias, onde podem conhecer mais sobre a cultura local e apresentar um pouco da nossa. A viagem de estudos, realizada em janeiro, também abrange momentos de lazer e de turismo. Podem participar os alunos da 9ª série do Ensino Fundamental a 2ª série do Ensino Médio.
Outros destinos: Em 2017, o CEAT firmou parceria com a AFS. Os alunos têm a possibilidade de escolher entre mais de 50 destinos em todo o mundo, onde podem passar um período matriculados no Ensino Médio regular, além de aprenderem outro idioma e terem contato com culturas diferentes.

 

Subcategorias

Tecnologia - Toshyro.net