As equipes Docile/CEAT/BIRA (sub 17), Fruki/ CEAT/BIRA (sub 15) e Univates/CEAT/BIRA (sub 13) enfrentaram, em rodada pelo Campeonato Estadual de Basquete masculino realizada no último final de semana, as equipes do Caxias do Sul Basquete (Caxias do Sul) e do Corinthians (Santa Maria).
Destaque para a equipe Univates/CEAT/BIRA (sub 13) que conseguiu duas vitórias: 69x12 contra Caxias e 72x34 contra Corinthians. O sub 17, Docile/ CEAT/BIRA, também fez bonito, faturando duas vitórias em casa: 72x45 contra Caxias e 68x51 contra o Corinthians. Já o Fruki conseguiu vitória sobre o time de Santa Maria (60x47) mas perdeu com placar apertado para o Caxias (55x59).
Para o técnico da equipe, Ubirajara Hertzer, o Bira, o desempenho deve melhorar. “A equipe do sub 15 está com cinco vitórias e três derrotas. Pretendemos, no segundo semestre, melhorar a campanha, conseguir mais vitórias para trazer para Lajeado alguns playoffs. Já o sub 17 tem feito uma bela campanha, com sete vitórias e apenas duas derrotas e a intenção é se classificar em primeiro ou segundo lugar para trazer as finais para Lajeado”, comenta.


Próximo desafio é em Uruguaiana

Em agosto, o calendário de jogos inicia no dia 12 para as equipes Docile/CEAT/BIRA (sub 17) e Fruki/CEAT/BIRA (sub 15). Os elencos viajam à Uruguaiana para enfrentarem as equipes do Luba. Já no dia 19, o sub 17, sub 15 e sub 13 (Univates/CEAT/BIRA) viajam a Santa Maria para confronto contra as equipes do Corinthians. As equipes entram em quadra ao lado do torcedor somente no dia 20 de agosto, quando recebem o Projeto Cestinha, de Santa Cruz do Sul.

As categorias de base do CEAT/BIRA contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile, Fruki e Joalheria Lenz. São apoiadores a Unimed, Lajeadense Vidros, Kikão Lanches, Padaria Suíça, Restaurante Prâmios, Restaurante Henicka, Restaurante Tombado, Restaurante Q’Delícia, Restaurante Nápoli e Fisioterapeuta Felipe Gazziola.

A equipe de basquete masculina sub 14 do CEAT é vice-campeã do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs). A fase estadual do campeonato aconteceu neste domingo, dia 09 de julho, no Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul.

A equipe do técnico Leonardo Menezes venceu os jogos contra o Colégio Da Paz (Santa Rosa), o Colégio Metodista Americano (Porto Alegre) e o Colégio Franciscano Espirito Santo (Bagé), chegando a final do Cergs. No último jogo, o CEAT perdeu para a equipe do Colégio Mauá (Santa Cruz do Sul).

08.07ProficienciaO CEAT está preparando os seus alunos para a realização das provas de proficiência em língua inglesa, que serão aplicadas pela primeira vez neste ano. Estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental e da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da Unidade Lajeado realizaram neste sábado, dia 08 de julho, um simulado da prova. Os alunos da Unidade Região Alta participaram do mesmo procedimento no dia 1º de julho. Os testes avaliam o conhecimento em três níveis da língua inglesa a partir das competências indicadas pelo Marco Comum Europeu: falar, ouvir, ler e escrever.
A prova de proficiência oficial será aplicada em outubro por professores externos referendados por Cambridge. Com a inclusão da avaliação, o CEAT oferece aos alunos a oportunidade de certificação e diplomação de proficiência em língua inglesa. Esta proposta está aliada ao projeto pedagógico do colégio, que valoriza o ensino de línguas estrangeiras desde a Educação Infantil, além de ampliar as oportunidades de estudo, pesquisa, trabalho e contatos pessoais dos alunos, Neste sentido, há décadas o CEAT já é um centro aplicador de provas de proficiência em língua alemã.
Também, tendo em vista a qualificação do aprendizado dos alunos, o CEAT oferece turmas reduzidas a partir da 7ª série. Além disso, desde o início de 2017, a carga horária do ensino das línguas alemã e inglesa das turmas de 8ª e 9ª série foram ampliadas em uma hora semanal cada.

06.07EncontroNacionalA professora do CEAT, Juliana Gasparotto, participa nesta semana do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências que reúne mais de 2 mil pesquisadores de todo o Brasil e de países como Argentina, Chile, México, Austrália, Colômbia, Portugal, Espanha e França. O evento é realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.
O trabalho de pesquisa apresentado pela professora propõe analisar o entrelaçamento dos campos conceituais da Educação em Ciências, da Alfabetização Científica e do Currículo Escolar através das proposições da Alfabetização Ecológica de Fritjoj Capra. De acordo com ela, “a ideia vem atrelada à proposta de Educação Ambiental criada pelo MEC e ao Plano Municipal de Educação de Lajeado, que visam a Construção de Escolas Sustentáveis”. A docente participa do Encontro como membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), promotora do evento, e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da UFRGS.

Subcategorias

Tecnologia - Toshyro.net