19.12BoasPraticasOs professores de ambas as unidades do CEAT se reuniram nesta quinta-feira, dia 19 de dezembro, no 5º Encontro CEAT Boas Práticas. Os docentes apresentaram cases nas áreas de linguagem, matemática, ciências sociais, ciências naturais, educação física, arte, enfermagem, língua alemã, língua inglesa, ensino religioso, Ensino Fundamental e Educação Infantil. Diversas apresentações consideraram a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que começa a vigorar em 2020.
O evento também englobou reunião geral com o diretor Rodrigo Ulrich e um momento de reflexão guiado pelo Pastor Sinodal, Gilciney Tetzner.

19.12JoaoPedroO formando do CEAT João Pedro Müller Lima é o único estudante do Rio Grande do Sul a receber medalha de ouro na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática - OBMEP 2019. A competição nacional envolveu em sua primeira fase cerca de 18 milhões de candidatos.
Além de um medalhista, o CEAT também tem entre seus alunos 12 que receberam menção honrosa:
Eduardo Mariani, Gabriela Sauer Nunes, Gabrielli de Bona e Lorenzo Dal Molin Bertoglio (Nível 1);
Arthur Henrique Lutz Amaral, Diogo Bergesch Diedrich, Igor Heineck Ouriques, Nathan Rambo Prediger E Vitor Martini (nível 2);
Arthur Rambo Prediger, Fernando Welzel e Francisco Gehlen (nível 3).

A OBMEP, iniciativa dirigida às escolas públicas e privadas brasileiras, foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. O público-alvo é composto de alunos da 6ª série do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio.
A olimpíada é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

13.12enfermagemA quarta turma do Curso Técnico em Enfermagem do CEAT se formou na noite desta sexta-feira, dia 13. Ao longo dos cinco semestres, os alunos estudaram conteúdos teóricos, realizaram exercícios práticos e observaram profissionais que já atuam no mercado. Esta aproximação da teoria e da prática é objetivo do curso e se deu através dos estágios, das vivências no laboratório instalado nas dependências do CEAT e de diversas iniciativas dos professores.
O Curso Técnico em Enfermagem começou a ser oferecido no CEAT em 2015, quando um estudo apontou a carência de profissionais desta área na região e, ao mesmo tempo, a ampliação do mercado de trabalho. Outro ponto importante para a oferta deste curso foi a parceria firmada com o Hospital Bruno Born (HBB).
Esta é a primeira vez na história do colégio em que é feita a oferta de um curso técnico na área da saúde. No entanto, ao longo de sua história, o CEAT já foi referência na educação técnica voltada para a área de administração.

 

As equipes Docile/CEAT/BIRA, sub 17, e Univates/CEAT/BIRA, sub 12, conquistaram na última semana o título de campeãs gaúchas de basquetebol masculino. Além delas, Fruki/CEAT/BIRA, categoria sub 15, e CEAT/BIRA, sub 20, conquistaram o vice-campeonato. O sub 14, Fruki/CEAT/BIRA ficou em terceiro lugar na categoria. 

Para Clairton Wachholz, o Xis, coordenador esportivo das equipes, os títulos representam a potencialidade do Vale do Taquari em ser celeiro de talentos para o esporte, em especial a modalidade basquetebol. “Os resultados coroam um ano inteiro de trabalho. Jogamos com seis categorias no Estadual este ano, e conseguimos dois títulos de campeão e dois vices. É o segundo ano consecutivo que o CEAT/BIRA está vindo com ótimos resultados. Somando as copas e torneios, foram 12 títulos de campeão, seis de vice-campeão e quatro terceiros lugares. Isso num projeto que atende hoje mais de 500 atletas. Esses resultados mostram que o projeto CEAT/BIRA de Basquete é sinônimo de sucesso”, sinaliza Xis.

02.11sub17Docile/Ceat/Bira ganha na prorrogação
A grande final da equipe sub 17 foi contra Corintians de Santa Maria. O jogo, sediado em Santa Maria, terminou com empate de 80 x 80. Na prorrogação, o elenco lajeadense mostrou a superioridade em quadra e venceu por 94 x 89. Os cestinhas da final foram Sandro, com 25 pontos, Bernardo, com 28, Léo, com 16 e Henrique, com 15 pontos.
Comandados pelo técnico Ubirajara Hertzer, o Bira, a equipe conta com os atletas Arthur Streck, Bernardo, Sandro, Patrick, Renan, Léo Reali, Henrique Perez, Henrique, Oliver, Gustavo Franz, João Pedro, Miguel, João Gustavo e Kleber.
“Muito feliz com a conquista, com o trabalho dos atletas. Só tenho a agradecer ao CEAT/BIRA enquanto escola e clube, ao nosso patrocinador Docile, a todos os colegas pelo apoio. Quando ganhamos, não ganhamos sozinhos. Foi um campeonato longo, foram 26 jogos e 25 vitórias. Nossa equipe soube se reinventar com as lesões, quando perdemos importantes atletas. A equipe se uniu e se fortaleceu e mesmo com a falta de alguns jogadores, conseguimos nos superar e se conquistar o título de campeões”, avalia Bira.

02.12sub12Univates/CEAT/BIRA ganha invicta o título de campeã
A categoria sub 12, Univates/CEAT/BIRA conquistou cinco títulos em 2019: Copa Farroupilha, Copa FGB, Copa RS, Copa Piratini e o Campeonato Gaúcho. Invicta, a equipe saiu com o título de campeã. Comandados pelo técnico Xis, os atletas Gianluca Buffon, Pedro Ivo Aguiar, Arthur Rambo, Pietro Souza, Bruno Motta, Roberto Hesse, Maximiliano S. Panizza, João Pedro Mantelli Purper, Henrique Jean Soto, Arthur Cardoso Trindade, Enzo Ferreira, Enzo Dahmer, Gustavo Henrique Barchert Gassen, Victor Santana, Tiago Spielmann, João Christ, Pedro Schneider.
Conforme Xis, dos 17 atletas, apenas seis já tinham participado de equipes de competição. “Para uma categoria que está começando, os meninos demonstraram muita garra em quadra, muito espírito de grupo e vontade de ganhar. Foi um prazer ter trabalho com eles. Uma turma muito inteligente, todo o trabalho proposto eles conseguiram desenvolver, aprenderam a pensar o basquete. Foi muito gratificante ter sido treinador destes atletas”, comemora Xis.

As categorias de base do CEAT/BIRA, tanto Basquete quanto Voleibol, contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile e Fruki. São apoiadores a Pizzaria Chef Leon, Grupo Scapini, Unimed, Vidraçaria Lajeadense, Kikão Lanches, Lojas Dullius, Fisioterapeuta Felipe Graziola, Padaria Suíça, Elux Engenharia Elétrica, Restaurante Prâmios, Restaurante Henicka, Restaurante Tombado, Restaurante Bom Gosto, Restaurante Guth, Restaurante Q’Delícia, Capricho de comida, Beef Haus, Farol Lanches, Restaurante Bifão e Restaurante Moenda.

21.111Os atletas do CEAT da categoria de basquete masculino de 15 a 17 anos são medalhistas de bronze nos Jogos Escolares da Juventude 2019. O resultado foi alcançado nesta quarta-feira, quando a equipe que representou o Rio Grande do Sul venceu o Paraná, com placar de 80 X 55. O grupo, que tem como técnico Ubirajara Hertzer, o Bira, contou com os estudantes Arthur Guilherme Streck, Bernardo Ferreira Chies, Henrique Perez Volkweis, João Pedro Kotowski, Leonardo Reali Dahmer, Óliver Castoldi Kochenborger, Patrick Nedel e Sandro Gabriel da Silva Santos.
A equipe da categoria 12 a 14 anos também foi a representante do Rio Grande do Sul nos jogos. Os atletas, comandados pelo técnico Leonardo Menezes, ficaram com a sétima colocação. Ambas as equipes foram acompanhas também pelo coordenador de Esporte do CEAT, Clairton Wachholz, o Xis. 
Os Jogos Escolares da Juventude 2019, maior competição escolar do país, acontecem de 15 a 21 de novembro em Blumenau. A fase nacional do campeonato, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil, envolve mais de 6 mil alunos de todo o país, que competem em 14 modalidades.

21.112

Subcategorias

Toshyro Inovação e Tecnologia