17.04PalestraAPA 6ª edição do Projeto Aluno Pesquisador foi lançada oficialmente nesta segunda e terça-feira, dias 16 e 17 de abril, com as aulas inaugurais para os alunos da 5ª série do Ensino Fundamental a 2ª série do Ensino Médio em ambas as unidades do CEAT. O evento contou com palestra do especialista em Gestão e Planejamento Estratégico coordenador da Mostratec 1999 e assessor na implantação de projetos de iniciação científica na Educação Básica, José Breno da Cruz, que deu dicas para o desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica. O palestrante destacou a importância do incentivo à pesquisa na escola para o futuro acadêmico e profissional dos estudantes.
Também aconteceu nesta semana a entrega do Manual do Orientador aos professores de ambas as unidades do CEAT. O documento contém orientações para o desenvolvimento dos projetos. O tema central das pesquisas escolhido para este ano é “Cultura e tecnologias: O que nos surpreende?”
O Aluno Pesquisador abrange pesquisas do Berçário a 2ª série do Ensino Médio com o objetivo de despertar a curiosidade científica a partir da identificação de situações-problema; exercitar o planejamento e a aplicação da metodologia científica, no âmbito tecnológico, cultural, natural e social, estabelecendo relações entre as diferentes áreas do conhecimento; desenvolver e aprimorar o processo de alfabetização científica; investir na busca de soluções para os desafios enfrentados pela sociedade atual; possibilitar a construção de conceitos, a partir da compreensão e da significação empreendidas pelos estudantes, tomando como referência necessidades do cotidiano; incentivar a iniciativa e prezar pelo valor da autoria; fazer da atividade de investigação científica uma prática recorrente; e revelar talentos.
A Projeto Aluno pesquisador 2018 culminará na apresentação dos projetos nos dias 28 e 29 de setembro na Unidade Região Alta e 19 e 20 de outubro no CEAT Lajeado.
 10.04BiraA equipe CEAT/BIRA, categoria sub 20, sagrou-se campeã invicta neste final de semana da Copa FGB de Basquete. A competição aconteceu em Porto Alegre. No primeiro jogo, contra Caxias Basquete, a equipe lajeadense venceu por 49x39. Contra a equipe do União o placar ficou em 37x33 e contra o time do Grêmio Náutico União 43x34. Já contra a Sogipa, o elenco do CEAT/BIRA venceu por 34x21. Os placares foram baixos devido ao tempo reduzido em quadra: foram quatro tempos de seis minutos cronometrados. 
O cestinha foi Matheus, com 54 pontos, seguido por Jaderson, com 21 pontos. Destaque também para Xandão, com 18 pontos, Pedro (14) e Tiago (13). O técnico da equipe, Ubirajara Hertzer, o Bira, comemorou o título. “Estou muito feliz pelo título, mais uma Copa FGB para a conta do CEAT/BIRA. Mas, o mais importante é saber que estamos no caminho certo. Um caminho de muito suor em quadra, muito trabalho, para no final do ano termos bons resultados”. Para Bira, agora é hora de descansar para na próxima semana voltar com tudo. “Os atletas estão muito felizes e agora terão um merecido descanso. Na próxima semana voltamos com tudo para a estreia do estadual, que acontece dia 9 de maio. O campeonato é mais longo, são oito meses de jogos. Nosso primeiro objetivo é trazer as finais para casa, ficando entre os melhores, para depois buscar o campeonato”, analisa.
As categorias de base do CEAT/BIRA contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile, Sicredi e Fruki. São apoiadores a Pizzaria Chef Leon, Unimed, Vidraçaria Lajeadense, Kikão Lanches, Padaria Suíça, Táxi do Bolinha, Restaurante Prâmios, Restaurante Henicka, Restaurante Tombado, Restaurante Bom Gosto, Restaurante Guth e Restaurante Q’Delícia

A movimentação de docentes no CEAT Lajeado será intensa nesta sexta-feira e sábado, dias 06 e 07 de abril. O colégio sediará o Encontro Nacional de Professores de Linguagem Literária da Rede Sinodal de Educação. Estão inscritos no evento 111 docentes da Educação Infantil, das Séries Inicias, de língua portuguesa e de literatura que representam 34 escolas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
A programação desta sexta-feira inicia com o painel “A linguagem como chave para pensar o mundo”, com os professores Ângela Fronckowiak (UNISC) e Miguel Rettenmaier da Silva (UPF) e mediação do professor e escritor Caio Ritter.
Durante o dia também ocorrerão uma visitação aos espaços da escola, a apresentação cultural Chá das Maravilhas e o Baú de Ideias com seis oficinas: “Vamos fazer a diferença: o livro em sala de aula”, com o escritor Luís Dill; “O leitor literário: na prática como podemos ajudá-lo na formação e aprimoramento”, com a escritora Valesca de Assis; “A educação para a palavra literária”, com o escritor Caio Ritter; “Poéticas da margem: a literatura na voz do outro”, com a professora Rosane Cardoso (UNIVATES/UNISC); “Um click na leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora por meio de objetos digitais de aprendizagem”, com a professora Kári Forneck (UNIVATES); e “Uma mala chamada poesia”, com a professora Ângela Fronckowiak (UNISC). A programação encerrará com jantar de confraternização.
No sábado a programação iniciará com compartilhamento de experiências: “Leitura literária”, com a escritora Elisabeth Baldi (Escola PROJETO); “Leitura vai, escrita vem: o trabalho com o artigo de opinião”, com a professora Andreia Kanitz (IFRS – Vacaria); “Escrita Criativa”, com a professora Rosiene Haetinger (UNIVATES); “Letramento Argumentativo: espaço dialógico para conversas e discussões sobre textos literários”, com a professora Marguit Goldmeier (Instituto Ivoti); “Literatura Infantil e a seleção de histórias na Educação Infantil e Séries Iniciais”, com as professoras Cláudia Ferreira e Fabiana Kappes (CEAT); e “Texto literário - resposta ao desafio da formação de leitores”, com as professoras Juracy Assmann Saraiva e Tatiane Kaspari (FEEVALE). O evento encerrará com a apresentação “Somos todos animais” e com almoço.

O CEAT Lajeado convida a comunidade regional para o Cine-Fórum com a apresentação do filme Die andere Heimat - Chronik einer Sehnsucht. O evento será realizado na próxima segunda e terça-feira, dias 09 e 10 de abril, a partir das 19h, no Teatro CEAT. 
O Cine-Fórum integra a programação da 3ª Semana da Língua Alemã, realizada de 07 a 15 de abril pelas Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça. O objetivo da programação é difundir a beleza e a diversidade da língua alemã e despertar o interesse pelo idioma.
No CEAT, além do Cine-Fórum, serão realizados eventos para os alunos como o Deutsch-Rallye, a entrega dos certificados de proficiência e apresentações de música e dança.

Subcategorias

Tecnologia - Toshyro.net