O Colégio Evangélico Alberto Torres – CEAT será contemplado com o título de Referência Educacional no Prêmio Líderes & Vencedores 2019. A cerimônia será realizada na Assembleia Legislativa, no dia 19 de novembro.
Idealizada em 1995 pela Federasul (Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul) e pela Assembleia Legislativa, a premiação é a única no Estado que contempla as cinco categorias: Sucesso Empresarial, Destaque Comunitário, Mérito Político, Expressão Cultural e Referência Educacional. Mais do que uma homenagem, o prêmio tem como intuito valorizar o sucesso de personalidades, empresas e iniciativas gaúchas. 
“Recebemos com alegria, entusiasmo e muito comprometimento este importante Prêmio que evidencia estudantes, professores e pais num conjunto de programas, projetos, ações, atitudes educacionais que integram o Projeto Pedagógico e Estratégico do CEAT na missão educacional em nossa sociedade”, destaca o diretor geral Rodrigo Ulrich. “Nosso agradecimento aos organizadores, Federasul, Acil (Associação Comercial e Industrial de Lajeado) e Assembleia Legislativa, por perceberem, reconhecerem e também nos auxiliarem na atenção e avaliação dos indicadores de qualidade em educação estadual, honrando-nos com este prêmio”.

04.11CopaRSO CEAT sediou a última etapa da Copa RS de Basquete para as categorias sub 12. Foram cinco equipes que competiram, saindo campeã a Univates/CEAT/BIRA, vencedora dos 11 confrontos ao longo da Copa. Além das equipes de competição, participaram de jogos integrativos crianças do sub 10 e sub 12. No total, mais de 300 atletas estiveram no CEAT participando das atividades. Destes, 80 integram o CEAT/BIRA e 40 são das escolinhas do Projeto Social CEAT/BIRA em parceria com a Prefeitura de Lajeado.

Para o treinador Gustavo Lawisch, a participação na Copa RS foi uma ótima oportunidade para as crianças vivenciarem o basquete. “Foram três etapas de muito envolvimento, que trouxeram novos aprendizados. O campeonato iniciou em Caxias do Sul, a segunda etapa aconteceu em Santa Cruz do Sul e a terceira em Lajeado. Ao longo das etapas, foi possível observar a evolução dos atletas em diversos aspectos do jogo, além da boa convivência e disciplina dos mesmos. Encerramos satisfeitos com os resultados obtidos e por estarmos contribuindo na formação de novos cidadãos e atletas”, comenta.

As categorias de base do CEAT/BIRA de Basquete e Vôlei contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile e Fruki. São apoiadores a Pizzaria Chef Leon, Grupo Scapini, Unimed, Vidraçaria Lajeadense, Kikão Lanches, Lojas Dullius, Fisioterapeuta Felipe Graziola, Padaria Suíça, Elux Engenharia Elétrica, Restaurante Prâmios, Restaurante Henicka, Restaurante Tombado, Restaurante Bom Gosto, Restaurante Guth, Restaurante Q’Delícia, Capricho de comida, Beef Haus, Farol Lanches, Restaurante Bifão e Restaurante Moenda.

Mais de 150 projetos de pesquisa desenvolvidos do Berçário a 2ª série do Ensino Médio do CEAT Lajeado são apresentados nesta sexta-feira e sábado na 7ª edição do Aluno Pesquisador. No dia 18 de outubro as apresentações são direcionadas ao público interno e no dia 19 toda a comunidade escolar está convidada a prestigiar o evento, conforme a programação*:

9h às 11h – Berçário ao Nível 5
8h30 às 9h30 - 1ª série EF A e B
10h às 11h - 1ª série EF C e D
8h15 às 9h45 - 2ª série EF
9h às 10h30 - 3ª e 4ª série EF
10h às 11h30 - 5ª, 6ª e 7ª série EF
8h às 12h - 8ª e 9ª série EF e 1ª e 2ª série EM

O Aluno Pesquisador tem como intuito fomentar a prática da investigação científica entre os estudantes do CEAT, aprimorando práticas de aprendizagem ligadas ao processo de pesquisa. Os objetivos da iniciativa são desenvolver a curiosidade científica; levar o aluno a construir conhecimento próprio; exercitar o planejamento e aplicação da metodologia científica, estabelecendo relações entre as disciplinas escolares; resolver problemas a partir do método científico; exercitar a construção de conceitos a partir da compreensão e da significação empreendidas pelos estudantes, tomando como referência fatos do cotidiano; impulsionar a prática da pesquisa tecnológica e cultural no ambiente escolar, contemplando as diferentes áreas do conhecimento; investir na procura de soluções que possam ser aplicadas aos desafios enfrentados pela sociedade atual; incentivar a inovação e prezar pelo valor da autoria; fazer da atividade de investigação científica uma prática recorrente; revelar talentos.
O CEAT Região Alta também realiza o Aluno Pesquisador. A edição deste ano aconteceu nos dias 04 e 05 de outubro.

*A programação completa pode ser conferida no livreto publicado aqui.

Subcategorias

Toshyro Inovação e Tecnologia