Dia 7 – 16/07

     Sétimo dia de viagem, dia de ir à Petrópolis visitar o Palácio de Cristal, a Casa de Santos Dumont, a Catedral de São Pedro de Alcântara e o Museu Imperial. 

     Acordamos aproximadamente às seis da manhã, para que todos os que estavam acomodados nos quartos tivessem tempo para se arrumar e estar antes das sete no restaurante para o café da manhã.  

     No café havia pães de queijo, ovos mexidos, molho de salsicha, frios, frutas e variedades de pães. Para beber, havia achocolatado, iogurte, café preto, leite quente e suco de laranja. 

      Terminamos de tomar café da manhã em torno das 7 horas e 40 minutos e fomos direto embarcar no ônibus e partimos a caminho de Petrópolis. Na primeira parte do caminho escutamos música utilizando fones de ouvido e na segunda parte nós dormimos.

     Chegamos ao primeiro ponto às 9 horas e 40 minutos e encontramos o guia Marcelo na Praça da Confluência, onde está situado o Palácio de Cristal.

      Após visitar o Palácio de Cristal, fomos à casa de Santos Dumont, entramos na encantada, nome da casa, fizemos uma visita guiada e depois assistimos um documentário sobre a vida de Dumont. 

      Santos Dumont era um homem visionário e prático, fazia de tudo para facilitar e agilizar o processo das coisas, tanto que, mandou cortar os degraus de sua escada em formato de meia raquete para que não ocupasse tanto espaço. Nasceu aqui no Brasil, mas foi morar em Paris para realizar experimentos e invenções, lá, ele construiu o primeiro dirigível aéreo e, com isso, ficou bem famoso. Encantada foi a única casa que Santos Dumont planejou em sua vida, nela não há cozinha nem quartos, ele veio à Petrópolis para fugir dos grandes centros urbanos e porque sentia-se em casa estando na cidade.

      Ainda antes de pararmos para almoçar, visitamos a belíssima Catedral de São Pedro, que começou a ser construída antes do Brasil República, e só foi concluída nesse período. Podemos perceber essa mudança nos períodos, pois as partes baixas da igreja são esculpidas em pedra maciça, e as partes de cima, que foram construídas após a proclamação da república, são feitas em concreto, constituindo o estilo gótico da Catedral.

      Partimos da catedral e fomos ao restaurante almoçar, no restaurante, a comida parecia bastante com a que comíamos em Lajeado, tendo massa alho e óleo, arroz, feijão, carnes de rês, frango, peixe e, também, vários tipos de salada. O nosso almoço, junto a bebida, foram pagos pelas ações que realizamos anteriormente a viagem.

      Após o almoço, pegamos nossos casacos e capas de chuva nos ônibus, devido ao clima. Fomos de ônibus até o Museu Imperial.

      O museu é dividido em duas partes, na primeira delas, vimos diversos meios de transportes utilizados durante o segundo império, entre esses se destacam o Carro Postal, que fazia a entrega de mercadorias na época, a Locomotiva Leopoldina, utilizada na primeira estrada de ferro do Brasil e a Berlinda de Aparato, pertencente a Dom Pedro II. 

      Depois da visita pela primeira parte do museu, adentramos na segunda e maior parte, antigo Palácio de Verão da família de Dom Pedro II, o qual possui 44 cômodos e nos chocou com seu tamanho. 

      Para realizarmos a visita, utilizamos pantufas, devido ao chão original e preservado da época. Conhecemos os cômodos e móveis do palácio, como o quarto do imperador, sua sala de estudos, a sala de jantar, o berço de seus filhos e neto, entre outros. Todos os cômodos foram remontados com os móveis originais de forma parecida com a época.

      Um dos últimos cômodos visitados, mais esperado por nós, foi o cômodo em que estava a coroa real, extremamente brilhante e pesando quase 2kg. 

      Depois da visita ao museu, saímos e percebemos a chuva que havia chegado, corremos até o ônibus e viajamos até Búzios, com uma viagem de duração de aproximadamente 4 horas e meia. 

      Durante a viagem até a praia, dormimos, ouvimos música, jogamos carta e assistimos filmes.

      Assim que chegamos em Búzios, nos instalamos no hotel, nos arrumamos e caminhamos pelo centro até o restaurante “Buzin”, o qual a comida era ótima com uma grande variedade. Depois disso, retornamos para o hotel e tivemos uma boa noite de sono.

      Igor, Sara, Manuela e Anna Laura. 

Dia 07 2 Dia 07 1

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

As artes estão presentes em muitos espaços e momentos escolares e, por vezes, são elas que trazem alento e

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.